Quando falamos de cenografia devemos nos atentar tanto no que esta contido nos espaços, quando no próprio espaço. O trabalho de cenografia é algo extremamente importante para a peça teatral, pois questões como, cenário, iluminação, vestimentas, dentre outros recursos dão sentido especial e complementam a linguagem do ator. Pode-se dizer que a linguagem cenografia é a parte que compõe o todo e constitui um todo por si própria...
Os elementos cênicos são planejados e executados de acordo com a concepção do cenógrafo. O cenógrafo possui a responsabilidade de enxergar os espaços cenográficos de forma mais ampla, preocupa-se com a formação da mão e obra e deve possuir muita criatividade e liberdade de criação. Tudo começa com a experimentação. Para se conceber uma montagem cenográfica é preciso ter objetivos do que ser quer transmitir e cada elemento utilizado deve trabalhar a favor da linguagem que se pretender expressar.
É interessante a reutilização de cenários até por questões de custos e sustentabilidade. Cenários práticos, leves e compactos são adequados para uma melhor manipulação e montagem dos mesmos. Cenários pesados possuem curta durabilidade.
O Cenário não é faz de conta, é elemento tão significativo quando o próprio ato.Sendo assim,o teatro e seus elementos devem ser compreendidos como forma artística.
O cenógrafo não precisa necessariamente vir do teatro, mas é interessante que se identifique ou origina-se de outras áreas artísticas.
Cenografia é uma forma de expressão única que se mistura com outras formas de expressões gráficas.
As produções teatrais são atividades em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário